top of page

   O aterramento elétrico deve estar presente em uma instalação elétrica, segundo a norma elétrica NBR 5410, ele proteger o seu equipamento elétrico, de sofrer uma possível descarga elétrica atmosférica, podendo afetar quem está em contato com ele, ou próximo, mandando assim essa descarga diretamente para a terra.

   O sistema de aterramento elétrico ajuda os dispositivos de proteção a funcionarem de forma correta, no caso dos dispositivos protetores de surto, o uso do aterramento é obrigatório, este dispositivo, impede que seus aparelhos elétricos, acabem queimando.

Mais Sobre Aterramento Elétrico

   Com um aterramento elétrico, feito seguindo as normas, poderá tocar em partes metálicas de seus equipamentos eletrônicos, sem haver nenhum risco de choque elétrico e uma questão de segurança para você e sua família. Segundo a norma o aterramento não pode ser feito, em vigas, porém, fazem isso em alguns casos, para economizar, mas o certo, é passar o fio, até o térreo, é fixar a haste diretamente na terra.

A Bitola do Fio de Aterramento Elétrico

   Em condutores de fase de 16 mm, o fio de aterramento deverá ter a mesma bitola, em casos em que o condutor tiver 35 mm ou mais, a bitola do fio terra será a metade desse valor. Não se pode usar o fio fase de 4 mm, e o terra de 2,5 mm.

   Caso utilize um fio de 6 mm, para a fase e um fio de 1,5 mm, para o aterramento, quando entrar em contato com uma parte metálica e, enferrujada de seu equipamento elétrico, irá levar uma pequena descarga elétrica, pois, o fio de 1,5, não irá desviar, para a terra toda a quantidade de energia.

bottom of page