top of page

Alterar de Monofásico para Bifásico ou Trifásico

Para alterar o seu padrão de entrada, de monofásico, para bifásico ou, trifásico, terá que fazer um pedido de mudança para a companhia de energia da sua cidade, que no caso de Brasília e a Neoenergia, antes disso, tem que contratar o eletricista para deixar tudo conforme as normas, os eletricistas da Neoenergia, irão fazer a ligação final. Não muda muito se comparada a outras regiões do Brasil.

   Para que, o profissional eletricista faça tudo conforme as normas, esta norma é a DIS-NOR-030, disponível no site da Neoenergia.

   Antes, quando CEB, a antiga companhia de energia de Brasília, era feita uma visita do representante, anotando os pontos principais para instalação, após ter recebido esse projeto para o padrão, o eletricista responsável, fazia tudo conforme o projeto, e assim que aprovado, a CEB, ligava o padrão.

   A mudança do padrão e necessária, quando a carga utilizada, aumenta, ou seja, o número de aparelhos elétricos aumentam, e também quando faz a compra de um novo aparelho, bifásico ou trifásico, aparelhos bifásicos e trifásicos, consomem menos energia, exemplo, um motor monofásico de 3cv, o que equivale a 2,200 Watts, opera com a potência de 10 ampere, esse mesmo motor quando é trifásico, funciona com a potência de 5,7 ampere. Isto acontece porque, quanto maior a tensão, menor a potência, o sistema monofásico é 220 volts, e o trifásico 380 volts, logo, gastará menos energia, isso se aplica, mais em caso de locais, que usam muitos motores, a economia é notável.


Edson Júnior, Eletricista DF 24 Horas.



Alterar o padrao de entrada
Edson Júnior







  

    

bottom of page